7 - Técnicas de pesquisas avançadas na web

 Técnicas de pesquisas avançadas na web; 


> Pesquisa atraves de parametros;
> Validaçao de informaçoes atraves de ferramentas disponiveis na internet;

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Na era digital saber encontrar as informações corretas na hora certa é uma habilidade indispensável para qualquer profissional. Pensando nisso, elaboramos este guia para que você extraia o máximo da ferramenta de busca mais usada no mundo.


Na era da informação e da inclusão digital se tornou cotidiano a realização de pesquisas na Internet por meio de mecanismos de busca.

Você certamente já deve ter ouvido a máxima “Se não aparece no Google, então não existe”.

Com o advento e popularização das redes sociais, esse conceito vem se tornando cada vez mais abrangente, sendo incorporado pela sociedade já sem distinções de classe social.

Seja qual for o interesse, passamos a buscar primeiro no universo digital e somente então, nos meios físicos tradicionais.

Essa mudança comportamental fez com que a quantidade de conteúdo disponibilizado na web crescesse exponencialmente a cada dia.

Diante dessa diversidade, encontrar algo específico ou pouco difundido, transformou a internet em um enorme garimpo, onde é preciso realizar a junção de informações segmentadas.

Embora pareça obvio, algumas técnicas podem simplificar, e muito, essa tarefa. As dicas a seguir, são usadas na ferramenta de pesquisa mais utilizada no momento, o Google. Vamos a elas:

1. Mantenha a simplicidade. Comece digitando o nome, lugar ou conceito do que procura, evitando palavras de ligação.

[ dicas adestramento filhotes ]
[ cruzeiro jantar londres ]
[ receita lasanha ]

2. Adicione palavras relevantes caso não encontre o que procura ao fazer uma pesquisa simples. Quanto mais específico, melhor.

Primeira tentativa: [ filhotes ]
Mais preciso: [ adestramento filhotes ]
Ainda mais preciso: [ aula adestramento filhotes dálmata ]

3. Tente usar as palavras que um website usaria para descrever o que procura.

Não ideal: [ minha cabeça dói ]
Não ideal: [ por que minha cabeça dói tanto ]
Melhor: [ dor de cabeça ]

Por quê? O Google associa as palavras da pesquisa às palavras que aparecem nas páginas da internet.

Provavelmente, as páginas da web informativas usarão o termo “dor de cabeça”, e portanto, ele é o mais indicado para encontrar o tipo de informação desejada

4. Use apenas as palavras importantes e não frases ou perguntas completas.

Não ideal: [ país onde os morcegos são um sinal de sorte ]
Melhor: [ morcegos sorte ]

Por quê? De modo geral, todas as palavras incluídas na pesquisa são usadas para localizar o conteúdo correspondente.

O excesso de palavras limitará os resultados.

Exceções
A pesquisa do Google poderá se comportar de forma diferente da descrita acima caso isso possa otimizar a pesquisa.

Aqui estão alguns destes casos:

  • Palavras comuns como “o”, “um” e “para” normalmente são ignoradas, mas podem não ser caso sejam parte essencial da frase de pesquisa. Por exemplo, a palavra “o” diferencia uma pesquisa por [ o corvo ] (provavelmente referindo-se ao filme) e [ corvo ] (provavelmente referindo-se ao animal).
  • Uma página da web pode aparecer nos resultados mesmo que não contenha todas as palavras da pesquisa. Por exemplo, a consulta [ vista aérea da piscina do bellagio ] mostrará belas fotos aéreas de páginas da web que não incluem a palavra “aérea”.
  • Algumas palavras da consulta original podem ser substituídas por sinônimos. Para evitar que isso aconteça, coloque a palavra ou frase desejada entre aspas.
  • De modo geral, sinais de pontuação e caracteres especiais são ignorados, mas a lista de sinais de pontuação e símbolos reconhecidos nas pesquisas é cada vez maior.

Pontuação e símbolos na pesquisa

Sinal de adição (+)

Pesquise, por exemplo, o tipo de sangue [ AB + ] ou uma página do Google+, por exemplo, [ +Chrome ]

Sinal de arroba (@)

Encontre tags sociais como [ @google ] ou [ @ladygaga]

E comercial (&)

Encontre ideias e frases fortemente relacionadas como [ irmãos & irmãs ] ou [ A&E ]

Porcentagem (%)

Procure por valores percentuais, como [ 40% de 80 ] ou [ 10% de 0,1 ]

Cifrão ($)

Indique preços, de modo que [ nikon 400 ] e [ nikon $400 ] gerem resultados diferentes

Hashtag/cerquilha (#)

Pesquise os tópicos mais procurados indicados por hashtags como [ #vidasemgoogle ]

Traço (-)

Indique que as palavras ao redor estão fortemente relacionadas, como em [ cachorro doze-anos ] e [ referência-cruzada ]

Símbolo de sublinhado (_)

Duas palavras conectadas como [ classificação_rápida ]. Os resultados de pesquisa encontrarão esse par de palavras juntas (por exemplo, classificaçãorápida) ou ligadas pelos símbolo de sublinhado (por exemplo, classificação_rápida).

Operadores na realização de pesquisas avançadas

Pesquisar uma palavra ou frase exata.

Use aspas para pesquisar uma palavra exata ou um conjunto de palavras. Esta opção é útil ao pesquisar letras de música ou frases de livros: [ “olha que coisa mais linda” ]

Excluir uma palavra

Adicione um hífen (-) antes da palavra ou do site para excluir todos os resultados que incluem essa palavra. Isto é especialmente útil para diferenciar sinônimos, como, por exemplo, a marca de carros Jaguar e o animal jaguar: [ jaguar velocidade -carro ] ou [ pandas -site:wikipedia.org ]

Incluir palavras similares

Normalmente, algumas palavras da consulta original poderão ser substituídas por sinônimos. Adicione um til (~) imediatamente antes da palavra para procurar por essa palavra e também por ainda mais sinônimos: [ fatos ~alimentares ] inclui resultados para “fatos nutricionais”

Pesquisar em um site ou domínio

Inclua “site:” para procurar informações em um único website, como, por exemplo, todas as referências a “Olimpíadas” no website do New York Times: [ Olimpíadas site:nytimes.com ]

Preencher os espaços

Use um asterisco (*) em uma consulta como espaço reservado para termos desconhecidos ou “curingas”.

Use aspas para encontrar variações da frase exata ou para lembrar das palavras no meio de uma frase: [ “quem tem * vai a Roma” ]

Pesquisar uma das palavras

Para procurar páginas que contenham apenas uma palavra entre várias palavras, inclua OR (em maiúsculas) entre as palavras. Sem OR, os resultados normalmente mostrarão somente páginas correspondentes a ambos os termos: [ sede olimpíadas 2014 OR 2018]

Pesquisar um intervalo numérico

Separe os números por dois pontos (sem espaços) para ver resultados dentro do intervalo especificado de datas, preços, medidas, etc: [ câmera $50..$100 ]

Buscar tipos de arquivo

Defina um tipo de arquivo específico para a busca, como: [ o alquimista filetype:pdf ].

Esta busca retornará arquivos em formato pdf que tenham como título a palavra-chave definida.

Pesquisar termos nos títulos das páginas

Use o operador intitle seguido do termo principal da pesquisa: [ intitle:SFORWEB ]

Localizar palavras nas URL’s

Inurl é usado para encontrar qualquer palavra que esteja incluída na própria URL de algum website. Este operador pode ser usado também combinado ao operador site: [ site:vivaolinux.com.br inurl:dicas ]

Buscar sites relacionados

Ao utilizarmos o operador related, o Google nos retorna páginas que são relacionadas ou semelhantes à que estamos indicando: [ related:sforweb.com.br ].

Neste resultado serão exibidos websites que tenham conteúdo semelhante ao da SFORWEB.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário